terça-feira, 27 de outubro de 2009

Breve História de Quase Tudo

Se me deixassem ser Ministro da Educação, “Breve História de Quase Tudo”, de Bill Bryson, seria sem dúvida um dos livros de leitura absolutamente obrigatória para qualquer aluno do ensino secundário.

Bill Bryson, fazendo uso do seu conhecido sentido de humor, consegue explicar, com uma linguagem directa, acessível e empolgante, os conceitos mais complicados da ciência, sem perder o rigor científico e histórico.

Centrando-se nas ciências naturais, o livro faz, ao longo das suas quase 500 páginas, uma resenha muitíssimo completa (é mesmo “quase tudo”) da evolução do conhecimento científico nas mais diversas áreas, acompanhada pelas extraordinárias histórias de vida dos respectivos protagonistas.

O Big Bang, as medidas da terra e a sua idade, os dinossauros, a geologia e os vulcões, Einstein e a Teoria da Relatividade, a física quântica, a origem da vida e a evolução da espécie humana, do infinitamente pequeno ao infinitamente grande e um milhão de outros temas. Aqui, poderemos perceber tudo aquilo que já sabemos e o muitíssimo que nos falta ainda saber sobre o mundo que nos rodeia.

Este é indubitavelmente um dos melhores livros de divulgação científica que conheço, que certamente despertará em muitos o “bichinho” da curiosidade pelas coisas da ciência.

Eu já li e reli várias vezes e em cada uma delas aprendi sempre algo de novo…


Sem comentários:

Enviar um comentário